Acessibilidade

Somos uma agência que sonha com uma internet inclusiva, que seja intuitiva e facilmente navegável por todas as pessoas. Mas sabemos que sonhar não basta. Se quisermos transformar, temos de agir!

Por isso, aqui na Espiral, abraçamos a causa da acessibilidade!

Peça uma avaliação de seu site totalmente grátis.

O que é acessibilidade

O conceito de acessibilidade hoje está diretamente ligado à qualidade ou falta de qualidade de vida para todos os cidadãos – e não só pessoas com deficiência. Calçadas esburacadas, escadas sem acesso alternativo (como rampas e elevadores) e cardápios com letras muito pequenas, por exemplo, afetam qualquer um de nós!

calcada-inacessivel

No mundo virtual não é diferente. Sites que não funcionam em celulares, softwares pouco amigáveis, propagandas que saltam na tela inúmeras vezes enquanto navegamos são experiências péssimas para qualquer internauta.

Um site acessível é mais fácil de navegar, carrega mais rápido, é mais simples e amigável, é desenvolvido tendo como foco a experiência do usuário. Por isso, a acessibilidade na web é importante para todos.

Para as pessoas com deficiência, a acessibilidade, no entanto, é essencial. Um cego, por exemplo, tem o leitor de tela como um grande aliado na navegação. De nada vai adiantar essa ferramenta assistiva se o site não estiver com o código preparado para ser “lido” pelo programa. Da mesma forma, uma pessoa com limitações motoras que se utiliza do teclado para navegar não conseguirá acessar um site de notícias, por exemplo, se o mesmo não estiver com o código preparado para este tipo de acesso.

Ao tornar o site da sua organização acessível, você passa a incluir também um público estimado em mais de 45 milhões de pessoas, que possuem algum tipo de deficiência (Censo IBGE 2010), potencializando a exposição da sua marca e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Benefícios

A web traz uma série de facilidades para todo mundo. Hoje qualquer pessoa acessa um site de notícias para se informar, compra uma passagem aérea online, joga Candycrush enquanto espera uma consulta médica. Nada disso é possível para um cego, por exemplo, se esses ambientes não estiverem com sua programação preparada para que os leitores de tela interpretem o código e leiam aquele conteúdo para ele navegar.

imagem acessibilidade

 

Ao tornar o site da sua organização acessível, você:

  • Amplia o alcance da sua comunicação (são mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no país!), pois passa a conversar com um público que, por barreiras técnicas, não conseguia acessar sua página.
  • Adequa-se à nova Lei Brasileira de Inclusão, que torna obrigatória a acessibilidade para sites de qualquer organização (empresas privadas, fundações e institutos, órgãos do governo).
  • Age com responsabilidade social, estimulando e viabilizando condições para que cada grupo social possa produzir sua própria visão da realidade, interpretando, criando, acessando e difundindo informações capazes de qualificar sua intervenção no mundo e instrumentalizar a defesa de seus direitos.

Soluções

Respiramos acessibilidade aqui na agência. Nossa equipe é especializada em todas as frentes de comunicação acessível: design, programação e conteúdo. Oferecemos uma série de serviços e soluções que podem ser contratados sob demanda e também personalizados para a necessidade da sua organização.

Design

Programação

Conteúdo

  • Construção
    de sites e
    aplicativos
    acessíveis
  • Análise, ajustes
    e validação de
    sites e aplicativos
    já existentes
  • Testes de
    acessibilidade
    com pessoas
    com deficiência
  • Acessibilidade de
    documentos
    (Word, PDF e HTML)
  • Acessibilidade
    em vídeos
    (audiodescrição,
    legendas e Libras)
  • CMSs
    acessíveis
  • Workshops sobre
    acessibilidade
    (técnicos e
    sensibilização
    de times)
  • Comunicação
    interna acessível
    (endomarketing)

Você sabia que…

  • Leitores de tela, sintetizadores de voz, ampliadores de tela, programas de comando de voz, teclados e mouses especiais (controlados por um joystick ou pelos movimentos da cabeça) são alguns exemplos de tecnologias assistivas que permitem aos cegos e pessoas com limitações motoras navegarem na web?
  • É mais rápido, barato e eficiente se você pensar a acessibilidade do seu site desde o início do projeto, antes mesmo do desenvolvimento?
  • O acesso à informação, sem barreiras, é um direito de todos: independentemente do hardware, software, infraestruturade rede, cultura, localização geográfica, habilidade física ou mental, condição socioeconômica ou de instrução?
  • As pessoas com deficiência auditiva não oralizadas têm muitas dificuldades com o Português. Na prática, a maioria deles aprende primeiro a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que passa a ser sua principal forma de comunicação com o mundo. Isso significa que, caso o seu site não tenha um software que interprete Libras (geralmente por meio de um avatar), essas pessoas não conseguirão absorver o conteúdo que você deseja comunicar. Já pensou nisso?
Acessibilidade é para todos! Crianças aprendendo a navegar, pessoas idosas com dificuldade de enxergar e limitações motoras, pessoas com problemas de saúde temporários (tendinite, por exemplo) – e não somente para pessoas com algum tipo de deficiência.

Nosso projeto

Construímos o nosso próprio projeto de inclusão digital – o portal Vida Mais Livre, totalmente acessível para pessoas com deficiência, que traz notícias, artigos, especiais e uma série de outros tipos de conteúdos produzidos por uma equipe de especialistas.

Premiada pelo World Wide Web Consortium (W3C), entidade internacional que estabelece padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web, a iniciativa nos permitiu mergulhar no tema e hoje somos, sem dúvida alguma, uma das poucas agências especializadas em tecnologias assistivas e acessibilidade digital.

Acesse agora: vidamaislivre.com.br

Avaliação de acessibilidade

Só serão analisados sites do mesmo domínio do e-mail enviado no formulário, caso queira validar sites de terceiros entre em contato conosco.



O domínio do e-mail deve ser o mesmo do site enviado para avaliação.