Nova função do Facebook combate fake news

Muitas pessoas têm acreditado nas notícias falsas que estão circulando durante o período eleitoral. O Facebook tem trabalhado para tentar reduzir a quantidade de inverdades que circulam pelas páginas, perfis e grupos de sua rede. Para isso o Facebook acaba de lançar o botão de contexto.

Foto de três celulares com o aplicativo do Facebook aberto, destacando as funções do botão de contexto da plataforma. No primeiro é mostrado o botão de contexto em uma publicação. No segundo celular aparecem os posts relacionados. O terceiro celular mostra o mapa mundi onde o post de exemplo foi compartilhado.

O recurso se apresenta nas publicações de páginas e revela dados sobre o veículo responsável por estas informações.

Dentre as funções do botão de contexto estão:

– o link para a wikipedia do veículo responsável pelas informações;
– outras publicações relacionadas;
– mapa mundi com os locais do mundo onde houve compartilhamentos do post em questão.

A implementação do botão de contexto no Brasil aconteceu nesta terça-feira, 09/10, junto com México, Argentina e Colômbia. Usuários dos EUA já dispunham do mecanismo desde o ano passado.  A funcionalidade foi testada na eleição presidencial americana, evento que gerou enorme fluência de boatos e fatos mentirosos.

“Também iniciamos um pequeno teste nos EUA para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de um artigo quando fornecemos mais informações sobre o autor dele”, disse Taylor Hughes, Engenheiro de Software do Facebook, um dos responsáveis pela novidade.