Celular é o novo agente de inclusão digital no Brasil

Recentemente, foi divulgado o resultado da décima edição da pesquisa F/Radar, que é realizada semestralmente pela F/Nazca, em parceria com o Datafolha.

Segundo a pesquisa, 29,5 milhões de brasileiros com mais de 12 anos costumam se conectar à internet em movimento, e a maior parte deles (74%) o faz pelo telefone celular. Este número representa um crescimento de 7% em relação à última medição, realizada em abril de 2011.

Hoje, dentre as principais formas de conexão, os celulares já empatam em segundo lugar com as lan houses. Desde abril de 2010, a principal forma de conexão é a domestica, hoje com cerca de 43,5 milhões de brasileiros conectados.

A pesquisa identificou, ainda, que 79% dos que se conectam em movimento o fazem por meio de planos pré-pagos de telefonia, e 16% dos internautas móveis (ou 5 milhões de pessoas) já fizeram compras por meio do celular.

Segundo a pesquisa, o aumento se deu principalmente nas classes A, B e C, entre pessoas de 12 a 34 anos – mesmo público que diminuiu a busca por lan houses. Ainda nesse grupo foi onde aconteceu o crescimento mais acentuado de pessoas que acessam a internet diariamente.

O levantamento da décima edição da pesquisa F/Radar foi realizado em agosto de 2011 e contou com 2,5 mil entrevistas em 152 municípios. O desenho da amostra foi elaborado com base em informações do Censo 2010 do IBGE.

Para acessar a íntegra da pesquisa, acesse: www.fnazca.com.br/wp-content/uploads/2011/12/f-radar-10-site1.pdf

Fonte: F/Nazca