Cinco sites para aumentar o seu glossário pessoal

Precisando de uma ajuda para escrever? Então vale checar essa relação de sites voltados às letras

Foto Alex Garcia
Foto: Alex Garcia



Escrever um texto fácil é difícil. Na internet, isso é agravado por milhares de possibilidades e pop-ups, sempre disputando a atenção do leitor. Por isso, quem trabalha essencialmente com as palavras busca sempre formas de criar textos não apenas informativos, mas fluídos e coesos, com diversidade de termos e expressões que atraiam o usuário.

Para ajudar os redatores de plantão com sinônimos, antônimos, novos termos, expressões estrangeiras e até mesmo a origem das palavras, o blog Livros e Afins listou 80 links úteis para quem trabalha com – ou gosta de – palavras.

Abaixo, separamos cinco exemplos da lista, com suas respectivas funções e usos:

Academia Brasileira de Letras:
Com base na quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009), reúne 381 mil verbetes e respectivas classificações gramaticais, além de informações previstas no Acordo Ortográfico.

Forvo:
O conceito é trazer todas as palavras do mundo em todos os idiomas – com as pronúncias. Também traz informações diárias sobre línguas pouco conhecidas: quantos falantes existem, quantas palavras já foram cadastradas no sistema e localização.

Palavra do Dia:
Autoexplicativo, mais do que trazer uma palavra por dia, a ideia é trazer também o significado, flexões, etimologia, fonética, uso com exemplos e até a forma errada.

Dicionário de Libras:
A ideia é fornecer o básico em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com termos e verbetes conhecidos mundialmente, além de artigos, curiosidades e dicas.

Centro de Direitos Humanos:
Criado em 1995 pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), o centro engloba documentos jurídicos e sobre temas ligados à ONU (Organização das Nações Unidas) e União Europeia.

Para conferir a lista completa, visite o Livros e Afins.

Fonte: Blog Livros e Afins