Diversidade também nos brinquedos

Duas novidades no universo dos brinquedos ganharam destaque na última semana: as gigantes Mattel e Lego trouxeram a diversidade e a inclusão para seus produtos.

Seis Barbies Fashionistas
Foto: Divulgação

A norte-americana Mattel divulgou a expansão da linha Fashionistas da famosa boneca, que inclui três novos tipos de corpo, variedade de tons de pele, 22 opções da cor dos olhos, além de 24 estilos de cabelo e roupas. Após 55 anos, a empresa assumiu a demanda do público e quer assumir uma versão mais ampla da beleza.

Já a dinamarquesa Lego fez o anúncio durante a Spielwarenmesse 2016, feira europeia de brinquedos realizada em Nuremberg, na Alemanha, de 27 de janeiro a 1 de fevereiro. As minifiguras – nome dos bonequinhos da marca – ganharam 15 novas versões, que incluem idosos e cadeirantes, divididas igualitariamente entre personagens masculinos e femininos, sendo o décimo quinto um bebê sem indicação de gênero, que fica por conta do futuro dono.

Fãs tanto da Barbie quanto Lego levantam as bandeiras de inclusão e diversidade há tempos. Com a boneca, a discussão era acerca do corpo ideal imposto pela sociedade, e não apenas tons de pele ou cabelo. A demanda de mais opções das minifiguras também eram um pedido constante dos fãs que foi acatado pela Lego Ideas, plataforma oficial da empresa para sugestões de novos sets.

A linha completa da Barbie Fashionistas está prevista para chegar às lojas brasileiras em março deste ano, enquanto o Set 60134, já com os novos personagens Lego, estarão disponíveis a partir de julho.

Abaixo, o vídeo de divulgação da novidade da Lego: