Engajamento, Sentimento e Influência: métricas mais usadas para monitorar mídias sociais

Nessa semana, foi divulgado um novo estudo, “Usos e Percepções do Monitoramento de Mídias Sociais”, produzido pelo pesquisador e consultor Tarcízio Silva, que traz as respostas de 148 profissionais brasileiros de comunicação sobre a percepção de importância de diferentes métricas na análise do monitoramento de mídias sociais. O resultado aponta que as métricas mais utilizadas foram EngajamentoSentimentoInfluênciaAlcance e Interatividade.

A pesquisa indica também que a grande quantidade de categorias no gráfico abaixo mostra a variedade de métricas diferentes citadas pelos profissionais.

Entre os assuntos pesquisados, há as ferramentas que mais esses profissionais usam e o grau de satisfação ao utilizá-las – Google Alertas, depois Hootsuite, Busca Manual, Tweetdeck e Scup, entre outros, são as principais. Além disso, o autor também fala sobre outras pesquisas e estudos sobre monitoramento, indicados para comparar a realidade internacional com a brasileira.

Segundo o autor, os dados coletados permitem dizer que o mercado brasileiro não está muito defasado em relação ao internacional. Ele também afirma que esse mercado precisa divulgar as amplas possibilidades de monitoramento pleno, uma vez que parte dos entrevistados afirmou que está insatisfeito com as limitações do uso de ferramentas parciais.

Para ter acesso à pesquisa completa, basta acessar este link.