Espiral e Instituto Mara Gabrilli: novo livro estimula brincadeiras para crianças com deficiência

Identidade visual e diagramação do livro “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos”, que acaba de ser publicado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG), foram feitas por nós.

Foto da capa do livro infantil "Brinquedos e Brincadeiras inclusivos"Incorporar ao cotidiano de pais e educadores a criação de brincadeiras e a produção de brinquedos adaptados para crianças com deficiência é o objetivo do livro “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos”. Lançamento do Instituto Mara Gabrilli (IMG), a publicação traz em linguagem simples e conteúdo bem produzido o passo-a-passo para adaptar 43 brinquedos e 25 brincadeiras para estimular qualquer pessoa a criar, aprender e ajudar crianças de todas as idades a desenvolver suas capacidades.

Nossa participação envolveu a criação do projeto gráfico da publicação, bem como a diagramação de suas 148 páginas. Além disso, fomos responsáveis pelo desenvolvimento das versões acessíveis da obra, e de sua replicação para os idiomas inglês e espanhol. “O maior desafio foi criar uma direção de arte híbrida, que se encaixasse bem tanto para adultos como para crianças – e priorizando, em todo o projeto, as regras de design acessível”, explica Odilon Gonçalves, designer responsável pelo projeto.

“Estimular o brincar, desde a produção do brinquedo até o exercício da brincadeira propriamente dita, é proporcionar bons momentos de diversão, lazer, estímulos sensorial e criativo, e interação social. É dar à criança a oportunidade de crescer e se desenvolver de maneira saudável em um ambiente natural para ela, o ambiente lúdico”, comenta a fundadora do IMG, Mara Gabrilli, citando que por meio da diversão, as crianças desenvolvem características como: criatividade, inteligência, imaginação, agilidade, coordenação e autonomia. “No caso da criança com deficiência o despertar dessas habilidades é fundamental para um futuro autônomo”, finaliza Mara.

Todos os 43 brinquedos, entre eles os tradicionais boliche, cai-não-cai e jogo da memória, e as 25 brincadeiras, como adoletá, telefone sem fio e o mestre pediu, são universais, inclusivos e permitem a participação de quem quiser brincar ou quiser ajudar na brincadeira. Além disso, a confecção é feita com materiais recicláveis e de baixo custo e pode ser realizadas em casa.

Mais informações pode ser obtidas em www.img.org.br.