Organização: uma das chaves para criação e consumo do conteúdo

A quantidade de informações com qualidade nunca foi tão alta quanto agora. Em meio a diferentes dispositivos, do desktop aos cadernos e planilhas, encontrar informações pode ser uma tarefa difícil e demorada.

Um iPad e um caderno, lado a lado, sobre uma mesa de madeira de madeira

Cada pessoa possui necessidades e métodos específicos, mas uma coisa é comum a todos: quando há um sistema eficiente de organização, as chances de erros são minimizadas.

A Evernote Brasil, empresa de aplicativos, listou algumas dicas para aumentar a produtividade e colaboração com a tecnologia já disponível no mercado para organizar conteúdo. São elas:

Mantenha os textos na mão:
A oferta de aplicativos capazes de salvar e sincronizar informações em nuvem é imensa. O ideal é encontrar aquele que atenda não somente o seu perfil, mas de quem o rodeia. As soluções vão desde compartilhamento de arquivos mais pesados e backups até os que cruzam informações editadas e atualizam o conteúdo cruzado. Tecnologia essa que, via internet, permite editar os textos a qualquer momento, em qualquer dispositivo.

Para não perder os conteúdos de interesse:
Na correria cotidiana, nem sempre é possível interagir com profundidade nos conteúdos visualizados ao longo do dia. E, frequentemente, nunca mais os reencontramos mais tarde.  A solução: salve-os de maneira ordenada e rápida para checar com calma depois. Criar um sistema que organize pode demandar mais tempo no começo, mas vai dinamizar em um futuro próximo. Vale também para contas, pagamentos e outras demandas. Com o cruzamento de informações e conteúdos interligados, é possível encontrar e armazenar esses dados de maneira mais ágil. Tags – ou etiquetas – também funcionam, tanto no digital quanto no analógico.

As notas e lembretes são seus melhores amigos:
A todo instante, mesmo quando quando não há papel e caneta: anote ideias. No banho ainda não é possível, mas no trânsito, antes de dormir, esperando um ônibus ou em qualquer tempo livre. Salve notas, áudios, fotos, lembretes, alarmes e qualquer outro tipo de conteúdo que possa vir à tona novamente.

Nada se cria, tudo se copia:
Nem tanto a cópia em si, mas as referências são cruciais. Salve suas pesquisas com extensões dos navegadores e outros dispositivos. Essa dica vale para quem está sempre atualizando conteúdos sobre determinado tema: estudantes, advogados, médicos, empreendedores e viajantes curiosos que estão sempre em busca de um novo destino.

Duas cabeças pensam melhor que uma:
Compartilhe demandas com colegas, amigos e família para editarem em conjunto e auxiliarem na finalização. De trabalhos acadêmicos a listas de supermercado, a tecnologia e a organização, aliadas, otimizam o dia a dia.