Uma das principais redes sociais do mundo, o LinkedIn ainda é um mistério para muitas pessoas. Como é um ambiente totalmente voltado para o mercado de trabalho, muitos ainda o consideram como uma rede social apenas para quem quer oferecer ou procurar emprego. E isso é um grande engano.
O LinkedIn é, de fato, uma rede social totalmente voltada para o mercado de trabalho, e é justamente isso que o torna uma excelente ferramenta para networking, e também para buscar negócios. Aliás, pessoas que frequentam o LinkedIn apenas quando estão desempregadas podem até ser mal vistas pelos frequentadores mais assíduos da rede.
Portanto, se você quer fortalecer sua rede de contatos profissionais, o que pode gerar um contato inesperado e até um novo negócio, sugerimos que dedique parte do seu dia ao LinkedIn. Não precisa ser muito tempo: de 10 a 20 minutos por dia está ótimo para começar!
Em primeiro lugar, preencha corretamente o seu perfil. Coloque uma foto (sempre pensando que o ambiente é profissional), insira todas as suas informações, inclusive as sobre estudos, cursos e empregos anteriores. Isso é importante porque o LinkedIn usa um algoritmo baseado nessas informações para sugerir novas conexões com pessoas que talvez você conheça ou que, de alguma forma, possam ser interessantes para você profissionalmente.
Depois, seja ativo na rede. Adicione todo mundo que você conhece às suas conexões – não importa se são amigos que você conheceu pessoalmente (lembre-se de que, diferente do Facebook, o objetivo aqui é contato profissional) –, de preferência utilizando mensagens personalizadas para cada pessoa, e não a mensagem padrão da ferramenta. Comente as postagens, parabenize contatos que forem promovidos ou conseguirem um novo emprego. Enfim, interaja. Também aceite os pedidos de conexão que chegarem até você, mesmo que você não conheça a pessoa pessoalmente. Novamente: aqui o objetivo não é só ter contato com quem é seu amigo!
Com essas dicas e um pouco de uso diário, com certeza você vai expandir sua rede de contatos profissionais e, de repente, ajudar ou ser ajudado por alguém que você nem imaginava.