A palavra japonesa Ajinomoto significa “cheio de sabor”, e a marca foi criada em 1909, pelo Doutor Kikunae Ikeda. Líder mundial na produção de aminoácidos, a empresa possui 128 fábricas, com cerca de 31 mil postos de trabalho, em 26 países.
No Brasil, a multinacional abriu suas portas em 1956 e completou 60 anos este ano. Com tantas histórias para contar, em 2015, foi criado o Centro de Documentação e Memória da Ajinomoto, com intuito de preservar, resgatar e disponibilizar os registros, as fotos, os depoimentos e todos os documentos que traçam a história da empresa.
Nós, da Espiral, fomos os responsáveis pelo desenvolvimento da versão digital do Centro de Memória (CDM). O novo portal é focado na divulgação do conteúdo históricos da organização aos funcionários da empresa e no gerenciamento do acervo.
Todo o design foi inspirado no conceito da marca de 60 anos no Brasil, com pinceladas e a valorização do conteúdo imagético. O objetivo foi despertar as emoções por meio dos elementos gráficos presentes no portal e, com isso, estimular os funcionários a contribuírem com o acervo.
O site também conta com exposições virtuais, formadas por galerias de fotos, linha do tempo com dados cronológicos e depoimentos, além do histórico dos produtos.
Ao todo, o acervo conta com 1.259 registros, sendo 142 audiovisuais, 10 depoimentos, 407 registros fotográficos, 116 objetos, e 584 documentos em texto.
Este foi o nosso terceiro grande projeto de Memória Empresarial virtual. Além da Ajinomoto, as multinacionais Suzano e Bunge são usuárias da nossa plataforma de CDM.