O site da sua organização é acessível a pessoas com deficiência? Agora é lei e nós podemos te ajudar.
Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência. Entre as diversas normas e recomendações que o texto apresenta, um artigo em particular chama a atenção de quem trabalha com comunicação digital:
“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”
Em outras palavras, a partir de janeiro deste ano, todas as empresas com sede ou filial no Brasil, assim como órgãos de governo, devem ter seu site acessível a pessoas com deficiência.
Ou seja, seu site deve ter código preparado para ser interpretado por leitores de tela para navegação de pessoas com deficiência visual, interpretação em Libras para pessoas com deficiência auditiva, além opções de contraste, aumento de fontes, legendas nas imagens, audiodescrição em vídeos, entre outros recursos assistivos.
Nós, da Espiral Interativa, abraçamos a causa da acessibilidade desde a nossa fundação, sete anos atrás. Acreditamos que a web é um ambiente extremamente inclusivo, desde que pensada para todos. Nosso time – premiado pelo W3C e por outras entidades referência neste universo – é especialista em acessibilidade digital e desenvolve projetos que permitem uma experiência plena de navegação para todo cidadão, independentemente de ter ou não algum tipo de deficiência. Entre as organizações que contratam nossos serviços de acessibilidade digital estão a Fundação Dorina Nowill, Associação Laramara, Instituto Rodrigo Mendes, Fundação Roberto Marinho, GIFE, BISC, Universidade de São Paulo, Bovespa, e diversas outras entidades.
Se quiser entender mais sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, acesse o guia de autoria da Deputada Mara Gabrilli, cliente da Espiral com o Instituto Mara Gabrilli e colunista do nosso portal para pessoas com deficiência, Vida Mais Livre.