Não é difícil encontrar carros de pessoas que não têm deficiência estacionados em vagas específicas para pessoas que têm deficiência, não é? De acordo com a lei federal nº 10.098, pelo menos 2% do total de vagas de um estacionamento devem ser reservadas para veículos que transportem pessoas com deficiência, desde que devidamente identificados.
Que tal ajudar a denunciar os infratores? Para dar uma mãozinha, foi criado um aplicativo que acusa esse pessoal todo, chamado Parking Mobility. Em menos de dois minutos, ele permite denunciar violações de estacionamento. Você pode fazer isso com apenas três fotos. A primeira deve ser da traseira do carro, que indicará a placa, a marca e o modelo. A segunda, mais ampla, precisa mostrar o veículo, o estacionamento e o local reservado para pessoas com deficiência. A última foto é do para-brisa dianteiro que permite saber se o carro é ou não autorizado a estacionar no local.
Após essas etapas, o denunciante deve compartilhar com outros usuários ou encontrar locais para pessoas com deficiência em qualquer lugar, sempre a partir de sua localização atual.
O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, Iphone, Ipad, Ipod touch e Blackberry.