Aprenda mais sobre a comunidade surda

Que tal aprender mais sobre a comunidade surda?

Arte com várias mãos de cores diferentes dispostas em formato espiral em fundo preto.
Arte com várias mãos de cores diferentes dispostas em formato espiral em um fundo preto. Imagem: Pixabay

Segundo o Censo do IBGE realizado em 2010, o nosso país tem cerca de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2 milhões têm deficiência auditiva severa (1,7 milhões têm grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdos), e 7,5 milhões apresentam alguma dificuldade auditiva.

É muita gente, não é? Dentro desse universo, muitos surdos encontram desafios diários que poderiam ser evitados pela informação correta por parte dos ouvintes. Na cultura surda, faz parte do senso comum chamar-se ouvinte àquele que ouve, em contraste com o surdo, que não ouve (total ou parcialmente).

Ao sabermos mais sobre a comunidade surda e aplicarmos os nossos conhecimentos, estaremos mais próximos do caminho de uma sociedade mais inclusiva.

Destacamos, abaixo, algumas informações:

Surdo-mudo é um termo incorreto

O fato da pessoa ter deficiência auditiva não quer dizer que ela seja muda. Na prática, muitos surdos não desenvolvem a fala pelo fato de não ouvir. Por meio da terapia da fala, é possível que surdos falem. São os chamados surdos oralizados. A pessoa com deficiência auditiva só vai ser muda se esse fato for comprovado clinicamente.

A Libras é uma língua oficial do Brasil

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é língua oficial do Brasil desde 2002. Com o mesmo status que o português, segundo a lei, a Libras é uma língua completa, com estrutura gramatical própria (com organização das informações totalmente diferente do português, sem tempos verbais ou artigos). As expressões faciais e corporais são importantes também, além dos sinais.

A língua de sinais não é universal

Cada local tem seu desenvolvimento próprio como qualquer outra língua. Nos Estados Unidos, por exemplo, a língua de sinais é a American Sign Language (ASL) e em Portugal é Língua Portuguesa de Sinais (LPS). As línguas de sinais têm direito inclusive a regionalismos.

Acessibilidade em Libras é obrigatória

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), todas as empresas com sede ou filial no Brasil, assim como órgãos de governo, devem ter seu site acessível a qualquer pessoa, com ou sem deficiência. Ou seja, código preparado para ser interpretado por leitores de tela (para navegação de pessoas com deficiência visual), interpretação em Libras (para pessoas com deficiência auditiva) e, ainda, recursos como contraste, aumento de fontes, legendas nas imagens, audiodescrição em vídeos, entre outros recursos assistivos.