Campanha utiliza estátuas de gelo para incentivar doação de órgãos

Uma campanha de incentivo à doação de órgãos chamou a atenção em São Paulo: estátuas de gelo foram espalhadas pelo Centro da cidade, em tamanho real, destacando órgãos que podem ser doados.

Escultura feita de gelo mostra um homem sentado, com destaque para o coração

A campanha Homens de Gelo, realizada pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, fez uma analogia à realidade do corpo humano: enquanto o gelo vai derretendo, o órgão permanece intacto e com a mensagem “A vida continua. Doe órgãos”, conscientizando as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. “Esta referência do gelo derretendo X corpo humano é uma leitura perfeita sobre o que acontece com as pessoas. A intenção foi chamar a atenção para o tema de uma forma inovadora, que gera reflexão”, contou Manuel Coelho, superintendente de Marketing do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil registrou um aumento nas doações e transplantes de órgãos em 2014, quando 7.898 órgãos foram doados, 3% a mais do que em 2013. O número de doadores passou de 13,5 milhões em 2013 a 14,2 milhões em 2014. No entanto, mesmo com o aumento, a meta da associação, que era de 15 milhões de pessoas, não foi alcançada.

A ação foi desenvolvida pela DM9DDB.

Recicle Vida

Em 2014, para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, a Espiral desenvolveu a campanha online Recicle Vida. O objetivo foi trazer informações a respeito do tema e incentivar a doação. Saiba mais sobre a campanha: http://espiralinterativa.com/doacao-de-orgaos-e-tecidos-conheca-a-campanha-recicle-vida/

Foto: Pedro Chavedar