A Agência da ONU colocou no ar uma comunidade virtual focada na disseminação de soluções para a construção de cidades inteligentes sustentáveis. Além de compartilhar soluções já aplicadas às cidades, a iniciativa também incentiva o debate sobre inovações para a implementação de sistemas mais integrados e eficientes.
Com as discussões propostas, a World Smart City Community deve ajudar as lideranças dos países a pensar em propostas de ações em quatro áreas: Mobilidade, Água, Energia e Segurança Cibernética e privacidade. Todas as contribuições realizadas pelos membros da comunidade irão influenciar a elaboração do programa final do Fórum.
Segundo os organizadores, para que essas cidades consigam suprir os serviços básicos para seus habitantes, mantendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental, é preciso interconectar sistemas individuais de água, energia, transporte, saneamento, entre outros. Por isso, a comunidade irá explorar como essa interligação pode ser realizada e apontar ferramentas que já estão disponíveis para ajudar as cidades a alcançar seus objetivos mais rápido, de forma mais eficiente e com melhores resultados.
A novidade é parte das ações preparatórias para o primeiro Fórum de Cidades Inteligentes do Mundo – organizado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), em parceria a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a Organização Mundial para Padronização (ISO) -, que será realizado em Singapura, no dia 13 de julho, junto com a Cúpula Mundial das Cidades e a Semana Internacional da Água.
Para conhecer a comunidade virtual, acesse: www.worldsmartcity.org
Fonte: GIFE