Conheça a competição de linguagem de programação para alunos da rede paulista

Mesmo não sendo uma disciplina obrigatória no currículo escolar, a linguagem de programação atrai muitos jovens.

Os alunos da rede estadual de SP poderão participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As inscrições estão disponíveis até 5 de maio, e podem ser feitas por estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

A iniciativa é promovida pelo Instituto de Computação da Unicamp, e o cadastro deve ser feito pelas equipes gestoras das escolas interessadas em aplicar a prova. A primeira fase está marcada para 11 e 12 de maio. Para saber como partipar, acesse o site da OBI.

A Olimpíada é dividida em duas modalidades: programação e iniciação. Na Iniciação, os alunos são levados a resolver problemas de lógica e computação, sem qualquer apoio tecnológico, utilizando apenas lápis e papel.

Já a prova de Programação requer conhecimentos técnicos e é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade.

A linguagem de programação dialoga com disciplinas como Matemática e Física, e os desenvolvedores de códigos e algorítimos estão listados entre as principais profissões das próximas décadas.

Para aprender programação

Participantes ou não do desafio, os alunos da rede paulista também podem aprender a linguagem com o movimento Eu Posso Programar, parceiro da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

No site do movimento há dicas e o passo a passo para quem quer inventar um jogo de animação.

* Com informações da assessoria