Na semana passada, nos dias 3, 4 e 5 de março, Diego Ucha, que faz parte da equipe de desenvolvedores da Espiral, participou de três dias de workshops em Brasília (DF).
O seminário, realizado na sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), foi focado no Sistema de Informação de Pesquisa Corrente (Current Research Information System – CRIS). O CRIS é um padrão para sistemas usados em agências de fomento, para controlar seus fluxos de trabalho, dados de pesquisadores, etc.
O convite partiu da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para a qual Diego já havia desenvolvido trabalhos anteriores. “A Fundação me convidou para participar do seminário, que reuniu integrantes do MCTI, FINEP, IBICT, FUNDEP/UFMG e FCT/Portugal. Fui como consultor deles, com o objetivo de identificar tecnologias e/ou metodologias que pudessem ser aproveitadas para o âmbito da FAPESP”, contou.
No dia 4/03, ele teve a oportunidade de ministrar uma palestra sobre o sistema da Biblioteca Virtual da FAPESP, que é a única fonte de informação da Fundação para disseminar e promover os projetos de pesquisa que apoia. “Tratei especialmente sobre os recursos disponíveis nesta ferramenta, assim como os resultados já alcançados”, afirmou.
“O seminário trouxe uma ótima visão do que os demais players da ciência brasileira estão trabalhando. Tive oportunidade de conhecer profissionais de alto calibre, que compartilharam suas experiências no evento”, finalizou Diego.