Conscientizar, de forma leve e divertida, com vídeos, é o que há, né? Hoje, no Dia Internacional da Síndrome de Down, conferimos e adoramos o primeiro vídeo da campanha “Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos”, lançada nesta quinta-feira pelo Instituto Mara Gabrilli e entidades parceiras.
A data marca o começo da divulgação de uma série de quatro vídeos que serão lançados separadamente. Neles, os personagens estão expostos a situações onde a falta de jeito para lidar com pessoas com deficiência se evidencia de forma cômica. A campanha é um convite à reflexão sobre o preconceito em relação às diferenças. É um trabalho de formiguinha mesmo, como fazemos com o nosso site Vida Mais Livre, voltado às pessoas com deficiência – público que nem sempre é lembrado pelas mídias.
Vídeos da campanha
Com vídeos bem-humorados, assinados pela cineasta Ariana Chediak, a campanha tem a mensagem de que a convivência entre pessoas com e sem deficiência poderia ser simples, mas ainda há imensas barreiras a serem superadas.
Os personagens da campanha são pessoas com deficiência – física, visual, auditiva e intelectual – interagindo com pessoas sem deficiência, que querem ajudá-los, mas não sabem exatamente como. Os roteiros foram elaborados a partir de relatos de pessoas com deficiência.
O primeiro dos vídeos é estrelado pelo ator Ariel Goldenberg, protagonista do filme “Colegas”, premiado recentemente com o Kikito de Melhor Filme e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado.
Ariel agitou as mídias sociais com sua campanha “Vem, Sean Penn”, para que seu ídolo assistisse ao filme ao seu lado, no dia do lançamento nacional. Ariel, que tem Síndrome de Down, é um exemplo de que a deficiência não o impede de ter uma vida normal.
Confira o primeiro vídeo da campanha: