Você sabia que, no Brasil, não são mais necessários documentos ou registros para alguém se declarar doador de órgãos e tecidos? Sabia que um único doador pode salvar, em média, de 8 a 10 pessoas? E que nem a família do doador nem a do receptor precisa pagar pelo procedimento, pois todas as despesas são arcadas pelo SUS?
Apesar disso tudo, nosso país tem, hoje, quase 30 mil pessoas à espera de um transplante de órgãos ou tecidos.
Então, o que será que falta para que essas pessoas consigam a nova chance que estão esperando?
A resposta para essa pergunta é simples e, por isso mesmo, muito complexa: hoje, maior obstáculo são as nossas famílias!
Pois é. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), apenas no primeiro semestre de 2014, mais de 1300 potenciais doadores não tiveram seus órgãos e tecidos transplantados porque suas famílias não autorizaram o procedimento – e só elas podem fazer isso.
Campanha Recicle Vida
Pensando nessa realidade, e aproveitando que 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, a Espiral Interativa criou a campanha Recicle Vida.
Com ela, queremos alertar o público a respeito da importância de ser um doador e, mais do que isso, de deixar clara para sua família a sua intenção. Para isso, produzimos artes informativas e também um vídeo, que serão divulgados pelo Facebook e Twitter ao longo das semanas do dia 15 e do dia 22 de setembro.
Veja o vídeo oficial da campanha e as artes que já divulgamos nos nossos canais (atualizado em 23/09):
Comece hoje mesmo
E você pode começar a fazer sua parte agora mesmo, declarando pelo Facebook a sua intenção de doar. Veja como é simples:
1) Na página do seu perfil, onde você consegue atualizar o Status, clique em Evento cotidiano;
2) Escolha a opção Saúde e bem-estar e, em seguida, Doador de órgãos;
3) Pronto! Agora é só preencher com mais informações (isso é opcional), e clicar no botão Salvar. 🙂