Em 10/01, o Google anunciou novos recursos para seu serviço de buscas e passou a integrar o Google + aos seus resultados. No mesmo dia, o Twitter xingou muito esta medida, afirmando que isso atrapalharia muito os internautas em busca de notícias quentes. Segundo o Google, essa medida visa fornecer buscas baseadas em relações sociais em vez de utilizar apenas o modelo atual baseado em conteúdo.
A integração com o Google + é apenas um dos novos recursos. Outra ferramenta leva em conta conteúdos selecionados por usuários no Google Profile que compartilham os mesmos gostos que você, como fotos, músicas, fotografia, etc. Um terceiro modo combina os dois anteriores. Esta iniciativa quer transformar o buscador do Google em algo maior que compreenda não só o conteúdo, mas também pessoas e relacionamentos.
Assim, se você procurar por um restaurante, por informações sobre determinada cidade que você quer conhecer ou por um badalado bar, você poderá saber a opinião de seus amigos. Por enquanto, os recursos ainda não estão disponíveis para usuários brasileiros. No entanto, se você não ficou contente com a mudança, saiba que ela poderá ser desativada.
Em breve, traremos mais informações sobre esta novidade!