Entre os dias 7 e 11 de fevereiro deste ano aconteceu o Social Media Week, o maior evento de mídias sociais do mundo.
Realizado simultaneamente em 9 cidades ao redor do globo, a versão brasileira do evento teve sede em São Paulo na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e reuniu diversos profissionais da área.
Entre palestras, debates e painéis sobre o assunto, o Social Media Week expôs tendências e ideias para a web brasileira e internacional, buscando respostas para a pergunta que todos estavam ali para entender: o que é Social Media de verdade? Existe ou existirá uma “fórmula mágica” para as mídias sociais?
Confira aqui um apanhado com as melhores palestras, cases e ideias debatidas nestes 5 dias de Social Media Week:
Mídias Sociais em Giro pelo Mundo
Juliana Constantino e Rosana Fortes (AgênciaClickIsobar) destacaram o que elas tem visto de mais interessante e inovador em termos de ações, projetos e campanhas de mídias sociais pelo mundo.
Um dos cases destacados e repetidos por vários outros palestrantes foram as ações da companhia aérea KLM:
“É preciso pensar no posicionamento da marca antes de lançar um aplicativo qualquer no Facebook.”
“Estar presente em todas as redes sociais é legal, mas produzir um conteúdo específico para cada plataforma é fundamental.”
Verdades, Mentiras & Mídias Sociais
Um olhar clínico, crítico e questionador sobre mídias sociais, a partir da pesquisa feita pela JWT Brasil, com exclusividade para o SMW/SP. Cris Dias, Ken Fujioka e Patrice Lamiral da JWT conduziram o papo.
“O povo Paul e a vuvuzela nasceram na mídia tradicional, porém só virou febre por causa das redes sociais.”
“As pessoas gostam de consumir conteúdo tradicional de massa nas redes sociais”
MemeFactory Show – What We Know So Far
Mike Rugnetta, Patrick Davison e Stephen Bruckert fazem parte da MemeFactory, um espetáculo criado pela What We Know So Far, que estuda os memes e faz apresentações em formato de pocket shows mundo afora, e que preparou uma apresentação especial para o SMW/SP, com show exclusivo sobre memes, virais, mídias sociais e como eles interpretam esses fenômenos todos.
O que foi dito:
– “Vivemos uma revolução platônica: queremos falar, mudar o mundo, mas ninguém faz nada efetivamente para isso acontecer.”
– “Eu não estou online, eu sou online. Essa é a minha vida,” – João Pedro Motta
– “A internet e as redes sociais abriram a possiblidade de participar de mais de uma tribo.”
– “As redes sociais te dão a oportunidade de ser famoso sem ter feito nada para merecer.”
– “Agimos em busca de alguma recompensa. O que eu ganho com isso? As pessoas precisam de um motivo para agir, mesmo que seja para fugir de alguma coisa.”
– “Relevância e seguidores são duas coisas complatemente diferentes. Os números podem vender, mas não significam nada.”
– “As pessoas ganham seguidores por interesse: se aquela pessoa está falando alguma coisa que eu gosto, eu vou seguir para saber mais.”
-“As pessoas tendem a confiar mais em uma empresa que está presente nas redes sociais; elas se sentem mais seguras em comprar naquela empresa do que em uma empresa que não faz parte das redes sociais. ”
– “Hashtags não derrubam governos!”
Números sobre as mídias sociais apresentadas no SMW/SP:
– 9,8 milhões de brasileiros estão no Twitter. 95% deles têm menos de 500 seguidores.
– 67% das pessoas gastam a maior parte do seu tempo online navegando em redes sociais. Desse tempo, 25% é dedicado ao MSN Messenger.
– O Brasil é o 4º colocado no ranking de países que mais atualizam blogs. Mais de 2,6 milhões de brasileiros atualizam diariamente seus blogs.
– Os brasileiros assistem a quase 3 bilhões de vídeos online por mês.
– De agosto de 2009 a agosto de 2010, o Facebook cresceu 479% no Brasil, colocando-nos na 17ª posição mundial em relação a número de usuários.
– Com 85 bilhões de pageviews anuais, o Orkut continua sendo a rede social mais acessada do país.
– São Paulo registra cerca de 55% dos check-ins no Foursquare no Brasil. É a quarta cidade do mundo que mais utiliza o Twitter.
E para resumir, um infográfico com os principais dados do evento:
Algumas citações usadas neste post fazem parte de um apanhado de 257 dicas dadas pelos palestrantes durante o evento. Leia todas aqui.