Espiral lança o primeiro portal inclusivo do País

Após um ano de muito estudo e árduo desenvolvimento, nossa agência colocou no ar um projeto inovador e inspirador: o Vida Mais Livre o primeiro portal totalmente acessível do País, desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência.

Resultante de uma parceria de nossa agência com o Instituto Mara Gabrilli , o Vida Mais Livre traz conteúdo direcionado – reportagens especiais, dicas de entretenimento, colunistas, blogs, políticas públicas e entrevistas com especialistas -, favorecendo a troca de informações e experiências entre familiares, amigos e profissionais interessados em se aprofundar em temas pertinentes a este público (que representam cerca de 27 milhões de pessoas – 14,5% da população brasileira).

A plataforma do Vida Mais Livre foi construída por nossos programadores totalmente baseada nas recomendações para acessibilidade do W3C (comunidade internacional que determina padrões para Web). Também fez parte de nossa metodologia de desenvolvimento um criterioso benchmark com dezenas de pessoas com as mais diversas deficiências.

O projeto surgiu a partir de um desejo nosso de trabalhar em uma iniciativa que trouxesse um “retorno cidadão”, ou seja, que de alguma forma contribuísse para a criação de uma sociedade menos individualista e mais colaborativa, por meio da Internet, que é o nosso business.

Alcatel-Lucent, I-Social e Centro Cultural São Paulo são nossos parceiros neste projeto sensacional. O patrocinador oficial, que acredita, suporta e mantém a iniciativa,  é a BB Seguros/Aliança do Brasil.

Visitem
www.vidamaislivre.com.br

Idealizado pela agência Espiral Interativa , com o apoio do Instituto Mara Gabrilli , o portal Vida Mais Livre nasce com a proposta de suprir a falta de sites adaptados às pessoas com deficiência.

Além de conteúdo direcionado, como reportagens especiais, dicas de entretenimento, políticas públicas e entrevistas com especialistas, o portal favorece a troca de informações e experiências entre familiares, amigos e profissionais interessados em se aprofundar em temas pertinentes a este público.

Segundo o IBGE (Censo de 2000), só no Brasil são cerca de 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 14,5% da população brasileira, que enfrentam uma série de limitações para navegar e se comunicar com outras pessoas pela Internet. Isso acontece principalmente porque a maioria dos sites não é construída utilizando as recomendações para acessibilidade do W3C (comunidade internacional que determina padrões para Web).

O Vida Mais Livre permite, por exemplo, que as pessoas com deficiência visual ouçam as reportagens, com a ajuda de tecnologias assistivas como os leitores de tela, bem como os que possuem deficiência auditiva leiam as transcrições dos conteúdos em áudio e vídeo, além de fornecer recursos de zoom de tipografia, navegação por meio do teclado e contraste de cores para daltônicos e pessoas com dificuldade de leitura.

O projeto surgiu a partir de um desejo da equipe da Espiral Interativa de trabalhar em uma iniciativa que trouxesse um “retorno cidadão”, ou seja, que de alguma forma contribuísse para a criação de uma sociedade menos individualista e mais colaborativa, por meio da Internet, que é o business da agência.

Assim que saiu do papel, o projeto foi apresentado à Mara Gabrilli que, por meio do Instituto Mara Gabrilli – uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência -, decidiu apoiá-lo exatamente por entender seu importante papel como ferramenta de inclusão digital e social deste público.

Além da parceria com o Instituto, o Vida Mais Livre conta ainda com o apoio institucional da Alcatel-Lucent , da I-Social e do Centro Cultural São Paulo . O patrocinador oficial do portal é a BB Seguros/Aliança do Brasil .