Pessoas gratas podem ser mais saudáveis. A informação é de um grupo de pesquisadores da Associação Americana de Psicologia que realizou um estudo sobre o tema.
A pesquisa teve a participação de 186 pessoas que já tiveram alguma enfermidade cardíaca. A análise durou oito semanas e, nesse período, os pacientes foram testados, cumpriram tarefas e foram observados por especialistas. Segundo eles, o aumento da gratidão foi associado diretamente a um melhor estado de espírito, melhor sono, menos fadiga e níveis mais baixos de indícios inflamatórios relacionados com a saúde cardíaca.
Apesar da gratidão estar constantemente relacionada a aspectos espirituais, os especialistas afirmam que a espiritualidade por si só não reflete os mesmos efeitos. Para eles, a gratidão envolve identificar e valorizar os aspectos positivos da vida. No estudo, as pessoas mais gratas apresentaram melhor humor, qualidade no sono, melhor recuperação e menos inflamações.
Durante oito semanas, diariamente, os pacientes precisavam escrever três razões pelas quais eles eram gratos. Nesse período, eles também receberam atendimento regular. Após a experiência, a conclusão do Paul J. Mills, principal autor do estudo, PhD e professor de Medicina Familiar e Saúde Pública na Universidade da Califórnia, foi a seguinte: um coração mais grato é realmente um coração mais saudável e a gratidão diária é uma maneira fácil de melhorar a saúde cardíaca.
Dica para colocar em prática
Uma dica prática é criar o “Pote da Gratidão”, que não tem formato fixo. Basta escolher um vasilhame grande – você pode usar um vidro reaproveitado, por exemplo, e decorá-lo como quiser, sem esquecer de inserir a palavra “gratidão” em destaque no pote. A ideia é criar o hábito de agradecer diariamente, depositando, no pote, todas as razões pelas quais podemos ser gratos.
Para facilitar, lembre-se de deixar um bloco de papel e uma caneta ao lado do seu pote e todos os dias escrever um agradecimento para depositar nele. Os papéis vão se tornar lembretes preciosos para serem lidos nos momentos mais difíceis.
Para conhecer a pesquisa completa.
Com informações do portal Ciclo Vivo.
Foto: GateAwayToday