Você está aí no Instagram ou em alguma outra rede social e a impressão que dá é que a vida do próximo parece sempre maravilhosa e perfeita, não? E quem tem a vida sempre assim, o tempo inteiro? A estética do Instagram cria a ilusão de que o outro tem uma vida incrível e que você precisa ter uma vida assim também.
Essa afirmação foi feita em um estudo da pesquisadora Hanna Krasnova, da Humboldt University de Berlim. Segundo ela, em comparação às outras redes sociais, o Instagram tem essa tendência mais recorrente de forjar uma vida perfeita. “Em uma foto, você tem sinais mais explícitos e implícitos de como é ser uma pessoa feliz, rica e bem-sucedida do que teria a partir de uma atualização de status. A foto provoca comparação social imediata, o que pode desencadear sentimentos de inferioridade”, disse. De acordo com o estudo, esse sentimento gera inveja e ressentimento.
A busca constante em transmitir uma imagem de perfeição em todos os momentos pode frustrá-lo, e pode levar até mesmo à depressão. “Se você vê belas fotos de seu amigo no Instagram, uma maneira de compensar é com fotos melhores. Quando o seu amigo olha as suas fotos, vai querer postar outras ainda melhores, e assim por diante. Autopromoção dispara mais autopromoção, e o mundo das mídias sociais fica mais longe da realidade”, afirma Krasnova.
Bom final de semana e boas doses de bom senso nas redes sociais, galera! =)