Nesta terça-feira (24), uma pesquisa lançada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) revelou uma radiografia inédita do setor sem fins lucrativos no Brasil. A pesquisa é a TIC Organização Sem Fins Lucrativos que teve o objetivo de mapear infraestrutura, uso, capacidades e habilidades necessárias para as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) entre as organizações sem fins lucrativos. O alcance da pesquisa foi nacional e entrevistou 3.546 organizações não governamentais, fundações, associações, sindicatos e organizações não governamentais.
O estudo apontou que muitas organizações brasileiras sem fins lucrativos utilizam computador em suas atividades e têm presença importante nas redes sociais. Apesar disso, nem todas têm infraestrutura para potencializar o uso. Os resultados da análise também mostram que mais da metade das organizações sem fins lucrativos com acesso à Internet estão presentes em alguma rede social.
A TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2012 revela que 72% das organizações utilizaram a Internet nos 12 meses prévios à realização da pesquisa. Entre as organizações mais profissionalizadas e que possuem 10 ou mais funcionários, o acesso à internet atinge 91%. Já entre as organizações que se baseiam no trabalho voluntário (sem nenhuma pessoa remunerada), apenas 52% têm acesso à Internet.
A pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos contou com a colaboração de um grupo de especialistas formado por membros da Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (ABONG), do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e de pesquisadores de diversas universidades.