No finalzinho de agosto, no dia 24, fomos ao Social Media Brasil para aprender mais (sempre!) e trocar experiências com profissionais de várias cidades do País. O foco do evento foi inovar, com a presença de novos nomes do mercado para compartilhar experiências. E foi isso mesmo o que aconteceu. Durante o dia todo, acompanhamos as palestras da sala 2, mais focadas em conteúdo. Foi uma escolha difícil, cada assunto melhor do que outro nas duas salas, mas tivemos que optar. =)
Os palestrantes enfatizaram bastante a visão estratégica das mídias sociais e do profissional da área, compreendendo cada vez mais as necessidades do cliente de forma personalizada, desde o atendimento ao SAC. Tudo isso de forma integrada, com diversas mídias – on e off – e comprovada com o monitoramento.
Uma das palestras mais procuradas foi a do Luiz Felipe Barros, Diretor de Consultoria e Digital da Acxiom, que destacou os desafios e oportunidades do planejamento frente à sociedade hiperconectada. Segundo ele, nesse contexto, o planejamento deixa de ser etapa para se tornar o próprio processo. Uma das dicas que ele deu é a urgente necessidade de mostrarmos constantemente a relevância do trabalho realizado para o cliente, quantitativamente e qualitativamente, com a ajuda das métricas.
Acompanhamos diversos cases inspiradores, que mostram uma constante “quebra de modelos mentais”, com bons resultados no mercado. Uma das palestras mais interativas foi com Ana Paula Passareli, CRM e Social Media Manager da Fiveblu, com o título “Relacionamento: do SAC à gestão de crise”. De acordo com ela, o trabalho próximo, diário, com formadores de opinião, como os blogueiros, pode não apenas melhorar o alcance, mas também a qualidade das interações. Ana deu exemplo do seu trabalho de atenção personalizada com as blogueiras. Foi inspirador!