A internet é realmente um ambiente incrível. Se, por um lado, algumas novidades podem virar tendência de uma hora para outra, da mesma forma, o ciclo de vida de uma empresa pode ser assustadoramente curto.
Foi assim com o Formspring.
Lançada em novembro de 2009, a rede social focada em perguntas e respostas entre os usuários logo se tornou mania entre usuários da internet. Pouco tempo depois, diversas empresas criaram perfis para usar a rede quase como um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).
O resultado do sucesso foram mais de 30 milhões de usuários cadastrados e mais de 4 bilhões de posts.
Agora, pouco mais de 3 anos após o lançamento, o Formspring anuncia seu fim.
O motivo? “Tem sido um desafio sustentar os recursos necessários para manter as luzes acesas”, afirmou Ade Olonoh, fundador e CEO da empresa, em comunicado oficial.
Assim, 31 de março de 2013 (domingo) será o último dia para postagens no Formspring.
Os usuários que não quiserem perder seu conteúdo têm até o dia 15 de abril para exportar suas respostas. “Após essa data, o site e os aplicativos sairão do ar, e todo o conteúdo será permanentemente deletado”, alertou Olonoh.
Como exportar seu conteúdo:
– Logue em sua conta e acesse: www.formspring.me/account/export
– Clique no botão “export”
– Quando a exportação terminar, você receberá um e-mail;
– Acesse www.formspring.me/account/export novamente para baixar um arquivo zip com seus dados.
O Formspring está com os dias contados; o Google já anunciou que o Google Reader sai do ar em julho. E aí, quem vocês acham que será o próximo?