Recém-lançado, infográfico mostra de maneira didática as primeiras duas décadas do setor e aponta os desafios que deverão ser enfrentados
No ano em que o GIFE completa 20 anos, fica uma pergunta: o que mudou em termos de investimento social nestas duas décadas? Muita coisa, desde a formatação da estrutura como ela é hoje, passando pela demanda por mais transparência e alinhamento às políticas públicas. E tudo isso pode ser conferido no recém-lançado infográfico “O que queremos para o futuro?” – preparado pelo GIFE. A imagem é um bom resumo dos maiores acontecimentos no terceiro setor e uma ferramenta interessante para se entender as bases da história das organizações e para onde elas caminham.
Nos anos 1990, o terceiro setor atravessava uma reforma geral e era regulamentado, além de passar por um amplo processo de expansão e uma grande profissionalização dos seus mecanismos de trabalho. De lá para cá, a Lei do Voluntariado foi promulgada e houve a estruturação das ONGs como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Uma década mais tarde, nos anos 2000, a governança e a transparência podem ser temas destaque. Um exemplo na prática é a criação pela Bolsa de Valores do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), em 2005. Neste mesmo ano, começou também a ser desenvolvido o ISSO 26000, norma internacional com diretrizes para a Responsabilidade Social.
Em seguida, nos anos 2010, políticas públicas e inovação entraram em cena. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, fez o mundo parar para olhar para o assunto com olhos mais atentos. E 2014 traz a aprovação do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
E o que esperar para daqui para frente? O GIFE propõe oito agendas estratégicas, como o fortalecimento das organizações, aumento das doações, alinhamento entre investimento social e o negócio e o crescimento da transparência.
Para quem não sabe, o GIFE é um dos clientes da Espiral. Cuidamos da manutenção do site da entidade, e-mails marketing e alguns projetos especiais, como aplicativos e hotsites de eventos. Conheça um desses projetos: http://espiralinterativa.com/espiral-interativa-desenvolve-site-e-aplicativo-para-o-congresso-gife 😉
Fonte: GIFE