Ferramentas como Disqus, Facebook Comments e Intense Debate tornam simples a implementação de comentários em qualquer site ou blog. O problema é que algumas dessas ferramentas estão em JavaScript, o que dificulta que mecanismos de busca indexem e leiam os comentários que os visitantes escrevem nessas páginas.
Em outras palavras, essas páginas raramente melhoram seu desempenho de SEO (Search Engine Optimization) por esses comentários, justamente por eles estarem em JavaScript, que torna o texto “invisível” para os mecanismos de busca.
Porém, ao menos no caso do Google, isso parece ter mudado. Matt Cutts, do grupo de Search Quality do Google e especialista em SEO, afirmou recentemente que “o Googlebot continua ficando mais inteligente. Agora, ele tem a habilidade de executar AJAX/JavaScript para indexar alguns comentários dinâmicos”.
Na prática, isso significa que os Googlebots – que circulam pelas páginas, indexando seu conteúdo para o Google – agora conseguem ler comentários do Facebook postados em websites, como se fossem qualquer outro conteúdo de texto. E os resultados desses comentários já estão aparecendo na busca comum do Google, como mostrado no exemplo abaixo:
Você pode até usar comandos como “nome de quem comentou * cargo de quem comentou” (no exemplo acima, “Robert Scoble * Chief Learning Officer at Rackspace”) para trazer todos os comentários que a pessoa tenha publicado nos diversos sites que usam a plataforma do Facebook Comments.
Portanto, se você estava evitando usar o Facebook Comments em seu site ou blog por conta desse “pequeno problema” com SEO, você já pode reconsiderar sua decisão. Caso você já use essa ferramenta, talvez seja indicada uma maior atenção na moderação dos comentários, já que eles fazem parte do conteúdo da sua página, e você não quer que comentários raivosos e não-civilizados façam com que seu site viole as diretrizes do Google para webmasters, certo?
Fonte: Digital Inspiration