Inscrições para o 9º Concurso de Moda Inclusiva vão até 15 de junho

Foto de um desfile. Em uma passarela ampla, três modelos, um homem e duas mulheres cadeirantes desfilam suas roupas. Foto por Lincoln Yoshihashi

Estilo, praticidade e poder de escolha. Esse é o desafio dos participantes do 9º Concurso de Moda Inclusiva promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de São Paulo.

O desafio é aberto para estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais das áreas de moda e saúde, do Brasil e do mundo, incluindo uma edição internacional. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de junho e devem ser feitas no site do concurso.

A iniciativa busca incentivar a produção de roupas que contribuam para o bem-estar, a qualidade de vida e a independência das pessoas com deficiência. Isso prevê que elas sejam fáceis de colocar, confortáveis e, ao mesmo tempo, estilosas. “As pessoas [com deficiência] têm que se adaptar à roupa que existe no mercado. Para não ter que costurar ou customizar, alguns preferem peças que sejam mais fáceis de vestir. E isso não necessariamente vai ao encontro do gosto pessoal”, afirma a coordenadora do concurso Gabriela Sanches, para matéria da Agência Brasil.

Todos os trabalhos inscritos passarão por avaliação de uma comissão julgadora. Entre os critérios que devem ser seguidos estão adequação ao tema, desenvolvimento e inovação, criatividade, estilo e linguagem de moda das peças. Os 20 melhores projetos serão apoiados com tecido para confecção e participação do desfile final. Os três primeiros serão premiados.

* Com informações da Agência Brasil