Jeans reciclados: um passo para a sustentabilidade

Foto de uma calça jeans da marca Levi's, com close na etiqueta
O que você faria com cinco camisetas velhas de algodão? A Levi’s, em parceria com a startup de tecnologia têxtil Evrnu, fez um calça jeans com as novas fibras.

A iniciativa busca repensar o consumo e desenvolver peças de maneira sustentável, considerando o alto volume produzido na indústria têxtil e segundo maior comércio mundial, atrás apenas do setor alimentício.

O mercado em números: cerca de 26,5 milhões de trabalhadores integram a indústria de roupa, ou seja, uma em cada seis pessoas. A concentração de mão-de-obra é de países asiáticos. Segundo a Levi Strauss & Co, são utilizados cerca de 3.800 litros de água ao longo da vida útil de uma calça, sendo 68% do consumo somente na produção.

Por isso, a marca norte-americana centenária se uniu à  startup Evrnu para recriar o protótipo do modelo 501 reciclado, utilizando a malha de algoão de camisetas. O resultado: 98% menos água na criação da peça.

A preocupação da Levi’s com o setor é crescente, e em 2009 foi lançada a “Etiqueta de Cuidados Para o Nosso Planeta”. O texto pede aos consumidores que se conscientizem sobre o uso das roupas, lavando-as menos vezes para reduzir o impacto ambiental, além de estimular a doação em vez do descarte.

E você? O que achou da iniciativa?

*Com informações de Follow The Colours