Marco civil da internet

Foto: Getty Images.

Está previsto para o marco civil da internet ser discutido na Câmara dos Deputados ainda nesta semana. Mais precisamente amanhã, dia 29.

Tema polêmico, de interesse da sociedade, o marco civil é uma espécie de Constituição da internet. A proposta dele é estabelecer “princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil”, por parte dos usuários, governo e provedores. Para vocês terem uma ideia, essa votação foi adiada ao menos dez vezes – seis delas somente no ano passado.

Será que sairá logo ou não?

Entenda alguns pontos

Quais são os direitos e garantias que o marco civil estabelece:
Entre eles estão: o sigilo das comunicações (salvo em casos de ordem judicial), o direito à privacidade, direito a não suspensão da conexão, a manutenção da qualidade contratada da conexão e informações claras e completas sobre coleta, tratamento, uso e proteção de dados pessoais.

– Alguns dos principais pontos:
Remoção de conteúdo: o conteúdo será retirado mediante ordem da Justiça e infração de direitos autorais. Empresas não serão civilmente responsáveis por danos ao conteúdo criado por terceiros (elas não responderão na Justiça pelo que usuários publicam). Isso só acontecerá se, após ordem judicial, a empresa não tomar providências para apagar o conteúdo.
Privacidade digital: o direito ao sigilo das comunicações via internet é garantido aos usuários. Os provedores deverão guardar por um ano os registros de conexão (data e hora de início e término da conexão, duração e endereço de IP – número único que identifica um computador ao acessar a rede). Esses dados só poderão ser fornecidos mediante ordem judicial.

Quem participou da elaboração do projeto:

A iniciativa começou em outubro de 2009. Partiu da Secretaria de Assuntos Legislativos da Justiça (SAL/MJ) e a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. Ao longo dos anos, o projeto recebeu contribuições de parlamentares, sociedade civil e representantes de empresas.

Com informações do site UOL Tecnologia.