Recentemente, foi ao ar mais um trabalho da Espiral ligado à acessibilidade: o site do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo – SIBiUSP. O órgão, criado em 1981, é o responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas institucionais aos objetivos da Universidade.
Recebemos a missão de tornar o site totalmente acessível, de forma que qualquer pessoa, com ou sem deficiência, consiga navegar pelas informações. “O maior desafio de acessibilidade desse site era o conteúdo, que é bastante extenso”, contou William Daflita, desenvolvedor da Espiral.
A parte de design também foi especialmente pensada tendo em vista a acessibilidade. “Tivemos muito cuidado nas relações de contraste das cores, em composições muito limpas e confortáveis de ler, e também na hierarquia tipográfica, para deixar muito clara a relevância de cada área do conteúdo”, explica Odilon Gonçalves, designer da Espiral.
Em termos de usabilidade, o maior desafio da equipe foi criar uma navegação fluente com o volume de conteúdo que o site apresentava. Algumas das áreas chegavam a ter até três níveis de subpáginas. “A solução aqui foi mesclar o menu principal, horizontal, com um submenu vertical fixo, com todos os níveis de conteúdos já abertos para as páginas internas. Assim, alcançamos uma navegação rápida e com poucos cliques – essencial para seguirmos os padrões de acessibilidade”, completou Odilon.
Hoje, o SIBiUSP é considerado uma referência nacional e internacional de excelência e dinamismo perante as bibliotecas, comunidade acadêmica e científica, tanto em termos de gestão de acervos, acesso e formação como em termos de sistemas inovadores de gestão de recursos informacionais.