Uma das melhores e mais eficientes formas de conseguir definir o tempo consumido por projeto em uma agência, para produzir orçamentos mais precisos e mensurar a demanda de jobs, são as ferramentas de gestão de equipe e de atividades.
Aqui na Espiral, já passamos por algumas dessas ferramentas e, desde 2014, utilizamos o TradingWorks , um produto 100% nacional. “Essa ferramenta traz diversas facilidades para o gestor, como a possibilidade de acompanhar o andamento da equipe nas atividades, e de fazer alocações de tarefas”, explica Duda Salvato, gerente de projetos da Espiral. “Outro aspecto interessante é a possibilidade de acompanhar todos os apontamentos, seja da equipe como um todo, seja de cada integrante individualmente”, completa.
Segundo Fernando Angelieri, diretor operacional do TradingWorks, a velocidade de comunicação proporcionada pela ferramenta facilita o contato dos clientes com a agência, aumentando as demandas, sejam elas formais ou informais. “A ferramenta permite que todas as solicitações fiquem registradas, para não se perderem em meio a e-mails, telefonemas ou mensagens de WhatsApp. Assim, o time tem visibilidade clara das demandas e quais suas prioridades. Tudo isso de forma transparente para o cliente, que pode acompanhar as pendências e evolução das atividades”, explica.
Em uma agência, o tempo do profissional está diretamente ligado aos custos. Por isso, é essencial que se tenha controle de qual foi o custo de cada atividade realizada. “Com a ferramenta, podemos ter a clara visão do andamento do projeto, seus custos e desvios, de forma antecipada e preventiva. Outro uso importante é para contratos mensais com horas definidas. Assim, seu time fica liberado para trabalhar até o volume total de horas previstas, sem nenhum susto para o cliente, que não pagará mais que o combinado, nem para a agência, que mantém seu custo sobre controle”, pontua Fernando.