Foi ao ar a nova versão do portal Vida Mais Livre, nosso projeto de inclusão digital para pessoas com deficiência.
O site foi remodelado com foco no nosso sonho de uma internet inclusiva, intuitiva e facilmente navegável por todas as pessoas. “Decidimos fazer uma limpeza na direção de arte. Cuidamos da fluidez de navegação, levando em conta que o design está a serviço da informação e não o contrário”, disse Odilon Gonçalves, designer responsável pela nova identidade.
William Daflita, programador da Espiral, destacou melhorias na arquitetura do portal. “Agora ele está responsivo, para se adaptar às diferentes telas e dispositivos. Também implementamos as últimas novidades em acessibilidade e deixamos o site mais leve, melhorando a navegação e a forma como o conteúdo é acessado”, descreveu.
O Vida Mais Livre permite que as pessoas com deficiência visual ouçam as reportagens com a ajuda de tecnologias assistivas, como os ledores de tela. Pessoas com deficiência auditiva podem ler as transcrições dos conteúdos, e aquelas alfabetizadas em Libras contam com um avatar que traduz o conteúdo para a língua de sinais. O site também fornece recursos de zoom de tipografia, navegação por meio do teclado, contraste de cores para daltônicos e pessoas com dificuldades de leitura, além de outras funções de acessibilidade.
O Vida Mais Livre já venceu dois prêmios de acessibilidade. Em 2012, ficou em primeiro lugar na categoria Projetos Web Entretenimento / Cultura / Educação / Blogs do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web do W3C, o Todos@Web. Em 2014, o Vida foi vencedor do 8º Prêmio ARede, na modalidade “Setor Privado”, dentro da categoria “Tecnologia para Acessibilidade”.
O portal foi concebido pela nossa agência com o apoio institucional do Instituto Mara Gabrilli e mantém uma parceria do bem com a ProDeaf, criadora da ferramenta tradutora WebLibras.