Museu da Língua Portuguesa divulga novo site

Projeto desenvolvido por nós, da Espiral, busca manter viva a conexão do público e o museu

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto da Estação da Luz sendo restaurada. Sobre a marquise, dois homens trabalham em um andaime de construção

O novo site do Museu da Língua Portuguesa (MLP) já está no ar. Nele, o visitante pode se informar sobre o processo de reconstrução e restauro do local, encontrar informações sobre os parceiros dessa etapa, celebrar a memória dos quase 10 anos em que o espaço esteve de portas abertas e acessar materiais educativos.

O ambiente digital é baseado no conceito “O Museu está sendo reconstruído. Mas é a nossa língua que está sempre em construção”. A ideia é manter viva a conexão entre a instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e seu público, durante o período de reconstrução.

O projeto foi todo pensado para otimizar a usabilidade, da estrutura ao visual, passando por modernos recursos de navegação, compartilhamento de conteúdo e responsividade. Além disso, ele está preparado para a navegação de públicos diversos – com ou sem algum tipo de deficiência.

A plataforma desenvolvida por nós, da agência Espiral Interativa, segue as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. Ela está adaptada para cegos, pessoas com baixa visão, deficiência auditiva, deficiência motora ou mobilidade reduzida, deficiência intelectual e pessoas com idade avançada.

Sobre o Museu

O Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de 4 milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas), em 10 anos de funcionamento. Ele trouxe ao país um novo conceito museográfico, é o primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma e foi eleito pelo Trip Advisor um dos três melhores museus do Brasil e da América Latina em 2015. Sua instalação na Estação da Luz é simbólica: foi ali o ponto de chegada de imigrantes de vários lugares do mundo, com diferentes idiomas e sotaques, no coração de São Paulo – maior cidade de falantes de português do mundo.