Quem observa imagens antigas, geralmente tem uma dúvida: onde foi tirada esta foto? Para solucionar essa questão, muitas vezes presentes em pesquisas históricas, foi criado um software que auxilia na identificação geográfica das imagens.
A tecnologia suíça, chamada de Ferramenta de Monoplotagem (Monoplotting Tool), utiliza pontos de referência geográfica tanto no mapa quanto na fotografia. Com essa base, realiza cálculos matemáticos e óticos para encontrar a posição da câmera, transformando as imagens em mapas.
As pesquisas começaram na Suíça, em estudos sobre as alterações no meio ambiente. Graças à ferramenta, é possível reconstruir paisagens do passado e compreender sua dinâmica por meio de fotos históricas. O processo foi desenvolvido pelo Instituto Federal Suíço de Pesquisa de Florestas, Neve e Paisagem (WSL).
Unindo a Ferramenta de Monoplotagem aos demais recursos, como as imagens de satélites e o Google Maps, será possível resgatar as paisagens do passado. O Instituto Moreira Salles já aderiu ao software, e seu acervo possui 800 mil registros.
*Com informações do site Resumo Fotográfico