Se você é web designer, com certeza deve ter estudado sobre o caminho dos olhos na página, onde a vista foca por mais tempo, o que chama mais a atenção, etc. Se você é apenas um curioso ou mesmo se trabalha com sites ou com publicidade, também já deve ter se interessado pelo assunto.
O site focado em notícias sobre mídias sociais, Mashable, publicou um estudo sobre para onde as pessoas olham nos perfis de algumas das principais mídias sociais. Realizado em parceria com a EyeTrackShop, especialista em estudos de “eye tracking” (rastreamento dos olhos) para anunciantes, o trabalho chegou a algumas conclusões interessantes:
– A foto do perfil importa: o conteúdo que mais atraiu a atenção no Klout, Facebook e StumbleUpon foi a foto do perfil.
– O título do emprego atraiu mais a atenção do que a foto do perfil no LinkedIn. Na verdade, atraiu mais a atenção do que qualquer outro item da página.
– Quem você conhece também é notado. Ainda que seja pelo posicionamento na página, as pessoas realmente olham para as fotinhos dos amigos que aparecem em muitos perfis sociais. Isso é notado nos dados dos perfis do Facebook, Google+, Twitter e Klout.
– Conteúdo no topo = sucesso. Quanto mais para baixo na página, menos as pessoas olham para o conteúdo. Isso vale tanto para perfis com foco no conteúdo, como Pinterest e Digg, como em perfis sociais, como o Facebook. Nos perfis do Twitter e do YouTube, esse fenômeno aparece com menos força.
Os testes foram feitos com as seguintes mídias sociais: Facebook, Google+, LinkedIn, Flickr, YouTube, Klout, Reddit, Digg, Tumblr, Twitter, StumbleUpon and Pinterest. O Mashable ressalta que o estudo foi feito com 30 participantes, com uso de webcam, e não é perfeito. Embora sirva como uma pequena amostra, é importante lembrar que o que chama a atenção tende a variar de acordo com o conteúdo exibido.
Para conferir a apresentação com todos os resultados, clique na fonte.
Fonte: Mashable