Quando falamos de conteúdo digital, o mando é um clichê amplamente disseminado: pense fora da caixa. Mas e se o contrário fosse dito? Pensar dentro da caixa não soa criativo, inovador e ousado e, por isso mesmo, soa desinteressante.
Na verdade, o objetivo é justamente o oposto: pensar dentro da caixa é o desafio combustível que pode te tornar mais criativo. Ciente dessa possibilidade, a jornalista, atriz e empreendedora criativa Rafa Cappai, da Espaçonave, propõe um desafio: #30ideias30dias. Criado em 2013 para os alunos do curso online para criativos Decola! LAB, o intuito é mostrar como as ideias florescem em meio às restrições, barreiras e controles do dia a dia.
Rafa defende que a criatividade é fluida e sinuosa, e que adora encontrar meios de burlar a clausura. Tal como a água que flui, a criatividade vai se sobressair às pedras e barreiras no caminho, encontrando lugares para escoar.
Portanto, o princípio é simples: crie barreiras diárias e regras propositais para ser criativo sob pressão. Abaixo, seis dicas para adaptar o desafio a sua necessidade:
1 – Crie um desafio pra si mesmo:
A meta é diária, com duração de um mês. Durante 30 dias seguidos, você deve desempenhar alguma atividade artística/criativa relacionada diretamente com seu trabalho.
2 – Crie uma regra específica a ser seguida:
Ela deve ser restritiva, como uma barreira que limite sua criatividade. Sugestões: escrever textos com até 30 palavras, usar apenas duas cores para um desenho ou identidade visual, e por ai vai. Quanto maior a restrição, maior a criatividade.
3 – Repita a tarefa durante os 30 dias propostos:
Resiliência e dedicação são as bases do desafio. Só com o tempo e a consistência, o exercício se torna um hábito. Não precisa ser complexo, perfeito ou inusitado, mas diário, com início, meio e fim.
4 – Divulgue seu progresso:
Compartilhar seu desafio pelas redes sociais é uma das formas de se manter motivado. Aproveite e use a hashtag #30ideias30dias.
5 – Seja criativo até com os problemas:
Cumprir o mês pode parecer difícil quando surgirem os primeiros problemas, mas você deve encontrar maneiras de lidar com eles e se manter na linha. É por uma boa causa. =)
6 – Faça uma autoavaliação ao final:
De que maneiras limitar sua criatividade te ensinou? O que aprendeu sobre você mesmo? E sobre o processo? Vale compartilhar com posts, vídeos ou com os amigos que acompanharam sua jornada.
Gostou? Então acompanhe também a comunidade de criativos que vivem se desafiando: http://bit.ly/comunidade30deiasi30dias