Projeto busca colocar comunidades no Google Maps

Para mudar um panorama de invisibilidade virtual das favelas brasileiras nas plantas digitais metropolitanas, o Grupo Cultural AfroReggae implementou o projeto “Tá no Mapa!”. Ele é um conjunto de ações que permite a identificação destes locais e a visibilidade das áreas, na prática, com destaque para pontos comerciais e de serviços, fazendo com que os locais passem a ser vistos no Google Maps.

Parada de Lucas é a primeira comunidade a ter o projeto digital implementado. O objetivo é que isso também aconteça para outras favelas e cidades brasileiras que atualmente não têm reconhecimento oficial. Sem fazer parte do mapa da cidade, cidadãos que moram nesses locais têm dificuldade de contar com direitos básicos, como água, entrega de gás, entre outros.

O desenvolvimento da plataforma teve o envolvimento de membros do AfroReggae e moradores do local. A parte da visibilidade prática teve a participação de empresas de mapeamento digital e a participação de jovens que fizeram a marcação e o detalhamento dos pontos de interesse na comunidade, como serviços, praças, igrejas, entre outros pontos.

Com informações do Ciclo Vivo.