Quanto tempo um link sobrevive?

Quem tem Twitter sabe que, após algum tempo, o link que você postou vai sendo progressivamente esquecido, até ser encontrado apenas por meio de ferramentas de busca, graças ao fenômeno da cauda longa.

O serviço encurtador de URLs, Bit.ly, analisou os 1.000 links mais populares que passaram por seu sistema e descobriu que a vida média dos links é de cinco minutos. Após esse período, o endereço encurtado vai sendo clicado cada vez menos, até que uma avalanche de conteúdo fique sobreposta ao link.

No Twitter, o link permanece ativo por 2,8 horas. No Facebook, esse tempo sobe para 3,2 horas, em média. Em outras palavras, o endereço postado na rede de Mark Zuckerberg sobrevive 24 minutos a mais que o mesmo conteúdo no Twitter. Nas fontes diretas (e-mails e messengers), o link é clicado por 3,4 horas.

A grande exceção dentre as mídias sociais mais comuns é o YouTube. No serviço de vídeos do Google, um link dura, em média, 7,4 horas. Sendo que a maior atividade ocorre nas primeiras 5,5 horas. Vídeos de autores famosos possuem uma vida maior e chegam a circular por 16 horas.

Mais informações sobre o estudo estão no blog do bit.ly