Programa de TV francês coloca políticos “na pele” do cidadão comum

A criação da emissora D8 promoveu uma imersão de políticos nos problemas cotidianos da população

politico-social-2

 

Sabe quando a gente fala “queria ver se o político X tivesse que andar de ônibus” ou “marcar consulta no SUS o político Y não quer…”? Pois uma espécie reality show na França veio com a ideia de propor exatamente isso!

O programa, idealizado pelo canal D8 e batizado de “Monsieur et Madame Tout-le-Monde” (Senhor e Senhora Qualquer Um, em tradução livre), reuniu personalidades políticas do governo ou instituições e as inseriu em realidades de cidadãos comuns, com o objetivo de fazer com que eles vivenciem as dificuldades cotidianas da população.

Entre os exemplos, o programa colocou um ex-ministro dos transportes como cadeirante, um parlamentar como assistente no serviço de emergência de um hospital, uma senadora procurando uma moradia barata para ela e seus filhos devido ao seu baixo salário etc.

Segundo a produção do programa, não se trata exatamente de um reality show, mas uma tentativa de aproximar essas pessoas da vida cotidiana, numa forma de imersão política. Os convidados também passaram por uma equipe que fez mudanças em suas aparências, como disfarces, para deixá-los irreconhecíveis, evitando que tivessem tratamento diferenciado.

Fonte: Razões para Acreditar