Aprender um novo idioma é sempre divertido, mas a falta de tempo e de dinheiro para investir em um bom curso pode acabar atrapalhando e os planos podem ser adiados.
Algumas redes sociais foram desenvolvidas justamente para auxiliar quem quer aprender novas línguas gratuitamente e na hora que quiser. Veja algumas:
Considerado o “Facebook do aprendizado”, o LiveMocha oferece cerca de 30 cursos gratuitos, desde o inglês ao mandarim, além de alguns pacotes pagos.
O usuário começa no nível básico e realiza exercícios de textos e pronúncia que ficam disponíveis para a correção de outros membros do site que podem respondê-los por texto ou vídeo.
A rede ainda distribui condecorações aos seus usuários, que podem ser eleitos estudantes ou professores da semana.
O LiveMocha, como qualquer outra rede social, possibilita a interação com outros usuários através do bate papo ou pela troca de mensagens.
Além dos recursos oferecidos pelo LiveMocha, o Xlingo oferece a opção de localizar outros usuários com o mesmo interesse e perfil que o seu.
No Xlingo, o usuário também tem a possibilidade de criar blogs, chats e fóruns.
Na rede LingoFriends, o usuário deve encontrar um mentor e começar os exercícios.
A busca pelo mentor pode ser refinada por gênero, idade, localização e interesses.
O interessante é procurar por alguém que domine fluentemente a mesma língua que você (como o português por exemplo) e tenha conhecimentos sobre o idioma que você procura aprender.
Como seu único sistema de troca de mensagens se assemelha a um email, os usuários preferem conversar por outras ferramentas como MSN ou Skype.
Parecido com o LingoFriends, o Sharedtalk reúne cerca de 110 idiomas e possui uma ferramenta para bate-papo instantâneo por texto ou voz.
Apesar de estar ainda em sua versão beta, o site está ganhando popularidade principalmente da América Latina.