Reverse Delivery: a entrega de comida sustentável

Um estudo divulgado em 2013 revelou a quantidade de comida desperdiçada anualmente no mundo: 1,3 bilhão de toneladas.

Ilustração lúdica de motoboy com entrega de comida em uma cidade à noite

Se o desperdício de comida não alardeia, segue a conversão em dinheiro: cerca de US$ 750 bilhões, ou ainda, R$ 2,6 trilhões.

Essa quantidade de alimentos poderia alimentar mais de 800 milhões de pessoas, sendo 14 milhões delas no Brasil. Pensando nisso, a ONG Banco de Alimentos, em parceria com a agência Grey, criou o Reverse Delivery.

A ideia é justamente essa: retirar comida ao invés de entregar e doá-las às pessoas que mais precisam. Isso se dá com uma rede de solidariedade que contam não apenas com as pessoas, mas também restaurantes.

A prática é simples: ao fazer o pedido de comida em uma das empresas cadastradas, o cliente é consultado sobre a possibilidade de doar algum alimento. Ao confirmar a doação, o próprio motoboy responsável pela entrega retira a doação e a encaminha até a ONG, que se responsabiliza por entregar o alimento às entidades beneficentes.

Qualquer estabelecimento que oferece a opção de entrega e tiver interesse em colaborar pode se cadastrar no site da campanha. E o bônus: os 25 primeiros restaurantes cadastrado recebem, além do treinamento, mochila estilizada desenvolvida exclusivamente para o projeto, que não mistura as doações aos pedidos dos clientes.

Abaixo, o vídeo de divulgação do projeto:

Fonte: Hypeness