Saiba como comunicar a sustentabilidade para os consumidores

Você acredita que, apesar dos milhões de dólares gastos por empresas na divulgação do conceito “sustentabilidade”, apenas 28% das pessoas sabem o que termos como “sustentável”, “responsável” realmente significam? Essa informação é de um relatório norte-americano do World Economic Forum e Accenture apontando que a sustentabilidade é uma necessidade real para as empresas, mas as companhias, muitas vezes, têm dificuldade para divulgar as práticas que realizam.

A sugestão da pesquisa é que as empresas usem uma linguagem mais familiar para que o consumidor compreenda e confie em suas escolhas sustentáveis. Segundo o relatório, os consumidores precisam ser mais animados e motivados pela sustentabilidade.

Veja seis dicas para melhorar a comunicação das instituições com seu público:

1. Seja positivo

No lugar de propagandas negativas, seja positivo. Você já deve ter visto anúncios mostrando crianças famintas ou animais sendo maltratados e, provavelmente, mudou o canal, não é? Essa é uma reação natural. Um bom exemplo que deve ser seguido é o que Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, fez em 2012: ele convidou a população para a causa com a frase “Sim, você pode” e conquistou os eleitores.

2. Aproveite o que o mercado tem de melhor

Um bom começo é enfatizar conceitos que os consumidores podem relacionar às suas vidas. Exemplo: na Toyota, a sustentabilidade é sinônimo de qualidade.
Essa abordagem da empresa sobre a qualidade consiste em um novo conceito chamado de Kaize, que representa melhor design, produção, logística, desempenho do veículo, e impacto ambiental, incentivando o cliente a acreditar e aderir à ideia.

3. Simplifique

Questões que envolvem a sustentabilidade, geralmente, são vistas como complexas, chatas. É neste ponto que as marcas devem ter a consciência do seu poder de inspirar as pessoas.
Slogans simples que fazem relação com o cotidiano da população pode ser uma das saídas. Alguns exemplos: a Zappos “proporciona felicidade”, a Nike “constrói um mundo melhor”.

Para ver mais dicas, confira a matéria do Blog do Management, da revista EXAME.

Com informações da EXAME.