A agência norte-americana MDG Advertising publicou um infográfico sobre o Retorno de Investimentos em Mídias Sociais (Social Media ROI).
Na peça, várias características interessantes são observadas. As empresas variam bastante na forma de mensurar o retorno do investimento (ROI) digital: 68% avaliam o ROI pelo aumento de tráfego no site; 66% pela conversão leitor x consumidor e 63% por número de fãs/membros ou menções positivas nas mídias.
Mídias sociais também ajudam em negócios intangíveis: 72% dos empresários usaram as mídias sociais para fechar novos negócios, 45% para conseguir novas parcerias e 65% melhoraram suas posições em ferramentas de buscas.
Dentre as empresas que participaram da pesquisa, 77% pretendem aumentar seus investimentos no YouTube. Também fazem parte da ambição dos marketeiros o Facebook (75%), os Blogs (75%) e o Twitter (73%).
Embora 61% pretendam investir mais no LinkedIn, 26% das empresas querem reduzir o investimento na mídias social voltada ao mundo corporativo.
Mais informações: 81% das empresas não desejam utilizar o MySpace como uma de suas ferramentas sociais, o Groupon é ignorado por 67% delas, e as ferramentas de geolocalização, como o Foursquare, não são alvo de investimento para 55% dos entrevistados.
Outro fato interessante é que 88,9% das empresas utilizaram ou vão utilizar as mídias sociais para recrutamento e seleção de novos funcionários. Para esses casos, a taxa de sucesso é de 64%.
Os objetivos das empresas nas mídias sociais continuam crescendo e agora contemplam: vendas em curto prazo, engajar clientes, posicionar a marca, aumentar as chances de serem encontradas, campanhas promocionais complementares, encorajar a divulgação boca a boca e espalhar notícias relevantes sobre seu negócio.
Mais informações podem ser vistas aqui no site da MRG advertising.