Aluno, que é surdo, aliou conhecimento e sua experiência pessoal para criar um glossário de sinais de termos técnicos de informática
João Paulo Francisco de Azevedo apresentou, no começo desse mês, o primeiro trabalho de conclusão de curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ele, que é aluno do curso técnico integrado em Informática, usou os desafios enfrentados por um surdo em uma classe de ouvintes para criar seu trabalho.
O “Vocabulário de Informática em Libras” é um glossário de sinais dos termos técnicos de conteúdos abordados durante o curso, como linguagem de programação, desenvolvimento web, banco de dados e engenharia de software. “Quero mostrar a outros alunos surdos que somos todos iguais e capazes, pois com esforço podemos superar as barreiras, principalmente o preconceito, e efetivar a inclusão”, afirmou o estudante.
O valor do material apresentado pelo estudante, além de ser um marco, tem ainda mais importância, pois pode ajudar outros alunos surdos a entenderem os jargões dessa área, que são, em sua maioria, em inglês.
*Com informações de A Crítica