Com a internet a cada dia mais presente em nosso dia a dia, chegamos a um ponto em que novas mídias surgem com o objetivo de conectar ainda mais o mundo físico e o virtual.
Umas destas ideias que surgiram para conectar os dois mundos é o chamado QR Code (QR significa Quick Response) que nem é tão novo assim, pois surgiu em 1997, e é formado por um código de barras em 2D, que permite o armazenamento de centenas de caracteres ou bytes, tornando possível o armazenamento de informação em um pequeno espaço.
Quanto ao uso prático, ele pode armazenar links e textos. Você poderia, por exemplo, criar um QR Code com o link do seu perfil do Facebook para colocar no cartão de sua empresa e para que seu cliente conheça melhor sua página, ao posicionar o leitor sobre o código.
Mas como usar essa tecnologia em mobile marketing? Siga as dicas abaixo:
Use-a como uma extensão e não como conteúdo principal.
Essa é uma tecnologia ainda pouco usada. Portanto, se for usá-la, não faça dela a parte principal do conteúdo, a não ser que saiba muito bem com qual público está trabalhando, pois isso pode impedir que aqueles que não têm um leitor de QR Code entendam a campanha.
Estude seu público.
Saiba se ele está preparado para absorver a mensagem e evite, assim, a perda de tempo e dinheiro em seus projetos.
Teste e cheque antes de publicar
Não corra riscos de que o código não seja lido ou encaminhe seu cliente para o site errado, o que poderia ser bem constrangedor.
Deixe acessível e coloque o link junto ao QR Code
Reforce a informação e dê àqueles que não têm leitor um outro caminho de chegar à informação.
Abuse da criatividade
Lembre-se de que seu cliente terá o trabalho de pegar o telefone, abrir o aplicativo e scanear o código. Portanto, separe para ele um bom conteúdo, com ampla relevância e que faça valer o trabalho que ele teve.
Fonte: Midiatismo