10 de fevereiro: Dia Internacional da Internet Segura

Uma placa de internet open em vermelho e verde encostada no batente de uma janela

O dia 10 de fevereiro, além de ser quarta-feira de cinzas em 2016, também é uma data importante: comemora-se o Dia Internacional da Internet Segura. A campanha, feita em mais de 100 países, visa a reflexão sobre a segurança da web e alertar sobre os perigos na world wide web.

Segundo pesquisa do IBGE e TIC Domicílios realizada em 2014, metade dos brasileiros está conectada. É a maior porcentagem já registrada. Já a agência We Are Social, especializada em marketing social, afirma que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais passa tempo conectado à internet, e o consumo virtual é quase o dobro comparando à televisão.

Embora prática e fácil, a rede virtual também pode gerar transtornos jurídicos e físicos aos usuários que não se atentam à segurança. A vulnerabilidade de dados é um dos maiores riscos, expondo informações de pessoas e empresas desprotegidas, principais alvos nos casos roubo de dados.

Por isso, o cuidado com mecanismos de segurança são indispensáveis aos internautas que buscam segurança de seus dados. Mesmo com as soluções comuns, como antivírus, firewall, permissões de usuário e senhas criptografadas, é preciso estar atento. A dica é ter um bom gerenciamento e atualizações frequentes para reduzir esses dados e criar um ecossistema virtual mais seguro.