Mapa mundial das redes sociais 2

PARTE 2

Retomando o post anterior, que mostrava um mapa com as redes sociais mais usadas pelo mundo, vamos falar das redes Lidé, Maktoob, Mixi, Nasza-klasa, Odnoklassniki e One.


Lidé é uma rede social tcheca, voltada para relacionamentos amorosos. Depois de criar um perfil, o usuário cadastra também o tipo de pessoa que procura (homem, mulher, idade, fumante ou não, etc). No site é possível entrar em chats, participar de eventos, fóruns , jogar games e ouvir rádios online.

O Maktoob.com na verdade é um portal de internet árabe, que possui 16,5 milhões de usuários. Tamanha importância foi reconhecida pelo Yahoo!, que comprou o portal em 2009, com o objetivo de ser o maior site do Oriente Médio, combinando ofertas populares e personalizadas com o conteúdo atraente que já existia no Maktoob.com . Também faz parte do negócio oferecer todos os serviços do Yahoo em árabe, inclusive sua rede social própria, a As7ab Maktoob.

Agora, o Orkut japonês Mixi. A rede possui 20 milhões de usuários cadastrados. Para participar, é necessário ser convidado por um membro já existente e ter uma conta de email de um celular habilitado no Japão. A ideia é criar círculos fechados de amigos, o que acabou ajudando o Twitter a se espalhar pelo País, por causa de sua linguagem fácil e o fato de ser aberto. É possível manter um diário na web, fazer uploads de aplicativos e social games.

Nasza-klasa.pl (que significa nossa classe) é a maior rede social da Polônia, que reúne estudantes e ex-alunos de escolas por todo o País. Os usuários podem manter uma página pessoal contendo informações como seu nome, idade, fotos, interesses e  aulas assistidas. Possui um conceito semelhante ao da rede Classmates, dos Estados Unidos (uma das primeiras redes sociais, lançada em 1995 – saiba mais). Lançado em 2006, o serviço é considerado um fenômeno, com 27 milhões de usuários.

Outra que segue o mesmo conceito é a Odnoklassniki (Одноклассники, “Classmates” em russo) que busca reunir colegas de classe e amigos. A rede foi criada em 2006 e é acessada na Rússia e nas ex-repúblicas soviéticas. Dados do site apontam 45 milhões de usuários e algo em torno de 10 milhões de visitas diárias.

Os sites One, One.lv (na Letônia)  e One.lt (na Lituânia) começaram como serviços de envio de mensagens gratuitas pelo celular. Ao longo do tempo, os portais incluíram outros serviços mobile (games, ring tones, aplicativos, etc). Dentro do site existe uma área para interação social. Também foram lançados canais próprios de compartilhamento de vídeos:  o Videogaga.lt and Videogaga.lv.

No próximo post: QQ, Skyrock, V Kontakte, Wretch e Zing.